CONSELHO FORMATIVO
PONTIFÍCIO SEMINÁRIO ROMANO

A educação tem como objetivo fundamental tornar o ser humano mais humano e, para isso, precisa ser realizada em um contexto relacional e comunitário. A sociedade é o primeiro e mais importante ambiente educativo, e a instituição de ensino se coloca ao lado da sociedade como um espaço educacional comunitário, orgânico e intencional, apoiando o seu esforço educativo de acordo com a lógica da subsidiariedade.

    Nesse sentido, a Igreja se caracteriza principalmente como comunidade educadora e se configura como escola de fé para as pessoas com objetivo de formar a pessoa em sua unidade integral, utilizando dos instrumentos do ensino e da aprendizagem para desenvolver critérios de juízo, valores determinantes, pontos de interesse, linhas de pensamento, fontes inspiradoras e modelos de vida. A Igreja, inspirada por Cristo, mestre, ao falar com sabedoria e ensinar com amor [Cf. Pr 31,26] continua a missão dos santos apóstolos.

    Para tanto, visando uam estruturação formativa que atenta as dimensões para o presbiterado, que correspondem "às exigências essenciais de identidade e missão dos presbíteros, ainda mais importante na atualidade, devendo ser definidas e integradas harmonicamente ao longo do processo formativo em um consistente projeto pessoal de vida" (cf. Doc. 93 CNBB, n. 246). O harmonioso conjunto das cinco dimensões, a saber: humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual; e a constante exercitação de todas elas nos vários momentos e expedientes do processo formativo garantem o estabelecimento de fundamentos sólidos e eficientes para a vida e missão dos presbíteros (PDV, n. 42; DAp, n. 319).  Vendo e reconhecendo as diverssas realidades de nossas Casas Formativas, achamos por bem, NOMEAR, os respectivos senhores para os devidos encargos, sendo eles;

- Exmoº. Dom Edson Texeira - Archidioecesis de São Paulo 
  • Secretário do Dicastério para a Educação Católica.

 - Revmº.  Cônego Guido Marini - Diocesi di Roma

  •  Formador para a Etapa Presbiteral; 
  •  Vice- Reitor do Pontificio Seminário Romano

- Revmº. Cônego Samuel Corrêa MPS  - Archidioecesis de São Paulo 

  •  Formador para a Etapa Diaconal; 

 - Revmoº Giulio Cervini Archidioecesis de São Paulo 

  •  Formador para a Etapa Diaconal; 
  • Assessor do Dicastério para a Educação Católica em todo o território brasileiro.

     Estes, clérigos, junatmente ao Reitor da Pontifícia Universidade Lateranensis, Dom Eduardo Martìnez Somalo, serão responsáveis pela continuação de uma formação adequada e clara, em todo Orbe Católico. Certificamos e damos fé que estes professores cumprem os requisitos para docência da Formação Sacerdotal.

INDEFERIMENTOS

Os candidatos que não aparecem na lista acima tiveram seus cargos indeferidos por não cumprirem os  requisitos mínimos para docência na Formação Ministerial. Entretanto, podem ser admitidos como alunos ou avaliadores/auxiliares, se necessário, tendo o aval do Prefeito deste Dicastério.

Per Christum;


Datum Romae, ex aedibus S. Congregationis pro Institutione Catholica, in memoria liturgica Venerabilis Zedislava de Lemberk, mater familiae, et laica Dominicana, Sancti Titi (discipuli Sancti Petri), die 4 ianuarii 2025; pontificatus nostri primo.


DOM EDUARDO MARTÌNEZ SOMALO, SJ
Praefectus Congregationis pro Catholicis Educationis