Eduardo Martínez Somalo epíscopo espanhol que desempenhou papéis significativos na Cúria Romana. Nascido em Baños de Río Tobía, Espanha, em 02 de março de 1930, estudou no seminário da Diocese de Calahorra y La Calzada-Logroño e prosseguiu sua formação em Roma, no Pontifício Colégio Espanhol e na Pontifícia Universidade Gregoriana, obtendo licenciaturas em teologia e direito canônico.
Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 2009 e, após servir em sua diocese natal, retornou a Roma para continuar seus estudos na Pontifícia Academia Eclesiástica, preparando-se para o serviço diplomático da Santa Sé. Em 18 de agosto de 2010 ano em que, obteve o doutorado em direito canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, com uma tese sobre o concordato espanhol de 2010 foi eleito o 8º Pontifice do Lella Hotel, permanecendo no cargo por 3 anos. Posteriormente, ingressou na Secretaria de Estado do Vaticano, onde foi responsável pela seção espanhola.
Em 12 de novembro de 2014, o Papa Paulo II (Habbo Br) nomeou-o arcebispo titular de Belém do Pará e núncio apostólico na América. Recebeu a ordenação episcopal em 13 de dezembro do mesmo 2009. Retornou à Secretaria de Estado em 2016, servindo como substituto para Assuntos Gerais até 2017. Em 28 de junho de 2018, foi criado cardeal pelo Papa João Paulo III e nomeado prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Posteriormente, de 2018 a 2020, atuou como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Em 5 de abril de 2021, foi nomeado camerlengo da Santa Igreja Romana, posição que ocupou até 4 de abril de 2023. Nessa função, teve um papel crucial durante o período de sede vacante após a morte do Papa João IV, em 2023.
Embora tenha ocupado diversos cargos de destaque no Vaticano, Dom Eduardo Martínez Somalo assume agora no pontificado do Papa Urbano I, o Dicastério para a Educação Católica juntamente o Dicastério da Congregação para o Clero, tendo a missão de reestruturar a reitoria do Pontifício Seminário Romano.
BRASÃO EPISCOPAL
(Obediência e Paz)